[DIY] Como fazer quadros decorativos sem gastar muito!

postado em: D.I.Y | 4

Eu sigo alguns perfis de decoração no Instagram que sempre postam ideias lindas de quadros decorativos (vou listar alguns daqui a pouco pra você se inspirar também). Sempre fiquei louca para aplicar algumas ideias no meu quarto, mas nunca encontrei nada parecido para comprar aqui, na minha cidade. Na internet, achei várias lojas virtuais, mas achei os preços um pouco altos —já que você precisa comprar mais de um modelo pra decorar a parede, né?

Então, um dia desses, tive um dos meus deliciosos surtos criativos, daqueles que vêm quando você fica olhando para o nada, sabe? Pois bem. O meu “nada” era minha estante de livros, que fica bem ao lado de onde escrevo. Identifiquei um livrinho no meio de vários, que comprei por acaso, só para completar o pedido e ganhar frete grátis (quem nunca?). O livro é este aqui:

 

quadros decorativos
O livro que utilizei foi “Em busca do príncipe encantado”.

 

Então, qual foi a ideia? Esse livro é um compilado de várias fotografias P&B muito fofas, no estilo retrô. Pensei em recortar algumas delas, e emoldurar, para dar uma cara nova na decoração do meu quarto. Eu precisei de:

  • 1 estilete;
  • 1 papel cartão para forrar a mesa;
  • 1 régua;
  • O livro!
quadros decorativos
Forrei a página com um papel cartão grosso pra poder passar o estilete e retirar a fotografia.

O resultado foi esse:

quadros decorativos
Recortei várias fotos como essas. Selecionei imagens de mulheres, para seguir a mesma linguagem.

Dando forma aos quadros decorativos

Bom, depois que cortei minhas fotografias, eu precisava encontrar uma moldura bacana para elas. Então, encarei o batidão das lojas do centro comercial, e encontrei uns porta-retratos de madeira crua, com fundo branco e uma proteção de plástico (imitando um vidro) por cima. Eles foram muito baratos! E eu só precisei tirar aquele suporte para escorar que fica na parte de trás.

  • 2 quadros de 22,5 x 27,5 cm (R$3,50 cada um)
  • 1 quadro de 17,5 x 23,5 cm (R$3,00)

Eu cheguei em casa empolgada e vi que as fotos iam cair como uma luva nos meus “quadros decorativos”. Eu só precisava pintar a parte de madeira de preto, pra eles ficarem como os que vemos na internet! Eu usei:

  • Tinta para tecido preta;
  • Pincel comum.
quadros decorativos
Recortei várias imagens e fui escolhendo as que ficariam melhores nas molduras.

 

quadros decorativos
Tirei o fundo das molduras e comecei a pintar a parte de madeira. Passei duas mãos de tinta!

Eu usei a tinta para tecido, pois era a única que eu tinha aqui em casa, mas acredito que existam outras possibilidades para pintar as molduras. A tinta em spray, por exemplo, pode ser uma opção mais prática e rápida! Eu tive que deixar os quadrinhos secando durante algumas horas, já que passei duas mãos de tinta, para o acabamento ficar melhor.

Quando ficaram prontos, coloquei os quadros decorativos em cima da minha escrivaninha. Como? Apenas escorei dois deles (os maiores) e, o menor, eu preguei na parede com fita dupla-face de silicone. Eu prefiro fazer isso pra não ter que furar e estragar a pintura da parede. É bem prático!

quadros decorativos
Esse foi o resultado. Você gostou?

 

Viu como é fácil fazer quadros decorativos e —o melhor de tudo — sem gastar muito? Agora que eu vi que deu certo, minha vontade é de fazer outros. Estou pensando em montar alguns coloridos, com posteres de seriados e filmes que gosto. Será que vai ficar legal? Gosto de tirar ideias do Instagram, como disse lá no início. Aqui estão alguns perfis que sigo:

Conta pra mim aqui nos comentários o que você achou da ideia! Se tiver alguma dúvida, fique à vontade para me perguntar o que quiser também! 

 

4 Respostas

  1. Gostei muito, Wal! Que coisa mais linda <3

    Ah, e depois me passa o nome dessa lojinha de molduras, hehe 😉

    Beijos!

  2. Amei a dica! Tinha visto foto da decoração no Facebook (se não me engano) e já estava apaixonada. Agora que vi a facilidade para reproduzir os famosos quadrinhos, com certeza farei em casa. Beijos!

Deixe uma resposta