Como criar o hábito de leitura: 6 dicas infalíveis

postado em: Blog | 0

habito de leitura

O tempo anda cada vez mais curto para todo mundo. Você não consegue ter tempo para assistir àquele filme ou série da Netflix, não aprende a fazer aquele artesanato no Youtube e não termina nunca aquele livro que começou faz 450 mil dias. Seu hábito de leitura está zero. O que aconteceu?

O tempo livre não existe mais ou está mal administrado? A sua inveja por quem consegue ler mais de 20 livros por ano não precisa mais existir, se você seguir algumas dicas simples de como recuperar ou até mesmo criar o hábito de leitura. Quer aprender? Então continue lendo:

1- Descubra sobre o que você gosta de ler

Sim, você não vai ler o que não te interessa. Esse é um fato. Pode ser um trauma de infância, ou até mesmo adquirido pelos mil livros obrigatórios da faculdade, por exemplo. Quando não existe prazer pelo que se está lendo, realmente a leitura nunca chegará ao fim. E existe sentimento pior do que saber que tem um livro inacabado do lado da cama?

A solução pra isso é bem simples: descubra o que você mais gosta de ler. Pode ser que você ame romance e literatura inglesa, ou então gosta mesmo é de drama e suspense. Há quem prefere começar apenas por revistas, sobre assuntos das quais ela se interessa. Não importa o que você vai ler, o importante é começar.

2- Faça uma lista de coisas que você gostaria de ler

Listas sempre são uma verdadeira mão na roda para quem quer definir e alcançar algumas metas na vida. Quando estão no papel, elas se tornam mais reais e a cobrança mental para colocá-las em prática aumenta. Portanto, faça uma listinha de alguns livros que você gostaria de ler. Vá marcando com um “ok” as leituras que você conseguir terminar, aos poucos.

3- Crie uma rotina de leitura

Não vai ficar para amanhã, nem para o fim de semana, nem para aquela folga do trabalho e muito menos depois que o período de provas terminar. Leia hoje! Estabeleça uma rotina simples, como reservar 10 minutos de leitura por dia, antes de ir dormir, por exemplo. Aos poucos, você vai lendo e, quando menos esperar, já vai ter terminado um livro, dois, três, e por aí vai.

4- Leia livros menores para aumentar o hábito de leitura

Se você não consegue ler um livro há meses, ou pior, há anos, você acha mesmo que vai se sentir motivado começando a ler um livro de 800 páginas? Esqueça. Isso só vai alimentar ainda mais seu trauma, sua preguiça, seu bloqueio, ou sei lá como você chama isso. O segredo é começar por livros menores, com poucas páginas, porque você vai terminar mais rápido, sentir-se motivado por isso, e procurar outra leitura.

habito de leitura

5- Nunca ande sozinho: carregue um livro com você

Tenha sempre um livro na bolsa, na mochila, na pasta. Nunca se sabe quando você vai precisar de um bom amigo para te fazer companhia em filas quilométricas do banco, da padaria, do metrô, nas salas de espera de consultórios ou até mesmo na sua ida para casa dentro do ônibus. Esses momentos “perdidos” são os melhores pra você os preencher com leitura.

6- Converse com outras pessoas sobre suas leituras

Quando dividimos uma conquista ou até mesmo dúvidas com alguém, criamos um laço mais forte com a situação. Portanto, arrume alguém para conversar sobre o livro que você está lendo, peça dicas de leitura, dê sugestões também, e discuta sobre suas preferências.

Pode ser um amigo, um parente, pessoas das redes sociais que você nem mesmo conhece pessoalmente, seu namorado, sua mãe, e na pior das hipóteses até mesmo seu gato ou cachorro. Ok? Outra dica legal é fazer como eu fiz, e criar um blog para falar sobre suas experiências e retomar o hábito de leitura!

habito de leitura

Você tem mais alguma dica ou quer contar seu relato de como criou ou retomou seu hábito de leitura? Quer também desabafar e me dizer porque você não consegue ler?  Vamos conversar aqui nos comentários!

Deixe uma resposta